Caminhando
Nesta ilustração procurei trabalhar bem o efeito de
branco e preto, dando equilíbrio à imagem na questão cromática de porcentagens destas
duas cores na tela. No lado esquerdo está presente uma linha cromática branca,
feita pela ausência de elementos, a fim de conduzir com calma o olhar do
observador por toda a tela, até a área mais confusa e poluída da direita.
O lado esquerdo da imagem tem a função, também, de dar descanso ao olhar do
observador. Percebe-se então, que como
no campo visual tendemos primeiramente captar
toda a imagem e iniciar a leitura da direita para a esquerda, de forma rápida,
nosso olhar se depara com as escadas aglomeradas, uma enorme presença de linhas
brancas e pretas, para que dai, com
calma, repousemos a visão na parte branca, que nos dirige o olhar por toda a
tela para terminar na garota, iniciando o percurso visual da mulher de cima
para baixo. Podemos dizer que a linha de
composição da imagem, a qual nosso olhar segue para lê-la, é em forma de
caracol apesar dos elementos mais retos e muito pouco curvilíneos.
As
linhas da imagem também foram cuidadosamente pensadas, sendo trabalhada a
espessura para ressaltar certa profundidade na composição, surgindo um atrito
entre formas mais espessas, que são percebidas com maior facilidade, com menos espessas
– não confundindo essa profundidade com a perspectiva realista de ponto de fuga-.
As temáticas
que são uma constante nos meus trabalhos é a questão do alegórico e do sonho,
podendo dizer assim que tenho em certo grau uma influencia oriunda dos meus
conhecimentos sobre o Expressionismo – tanto pela temática quanto pelos
aspectos plásticos de muitas das minhas criações, salvo exceções-, quanto do Surrealismo
e da Arte Metafísica, pelos cenários fantásticos e pouco racionais e o clima de
precipitação, como se algo fosse ocorrer a qualquer momento. Neste desenho em especial é inegável a recriação,
em certo ponto, do trabalho de Escher
com as escadas – ao qual é amplamente reinterpretado pelas artes visuais / gráficas
e o cinema-. Nesta composição, no entanto, busquei formas arquitetônicas mais contemporâneas,
de linhas retas e mais limpas. O ambiente não apresenta elementos externos fora
da arquitetura, tais como objetos, moveis e demais personagens, sendo o
isolamento absoluto. A garota esta
caminhando por este confuso sonho, como se estivesse a sair do cenário através
da rachadura. Esta rachadura, fragmento
de parede, é um grande divisor na composição, pois é totalmente composto por uma
área negra que atrita com o restante predominantemente branco. A figura humana também é outro ponto de tensão,
sendo que todo o cenário é composto por linhas retas e não orgânicas, e a
mulher é o único elemento destoante. Em
suma, busquei na temática algo mais urbano, atual.
A
garota foi inspirada em uma modelo fotográfica que me causou muita apreensão, por
ser uma pessoa de traços muito delicados e uma expressão quase que inocente. No
entanto tais características físicas na modelo estavam causando uma forte
tensão pelas várias tatuagens espalhadas pelo corpo da jovem, mais o seu vestuário
bastante provocante. Devo admitir que
estes confrontos de informações se apresentaram esteticamente muito atrativos,
ao ponto de querer capta-los para mim através do desenho.
Ilustração em A-3, nankin caneta de feltro sobre Canson.
Ilustração em A-3, nankin caneta de feltro sobre Canson.
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