Contato:

Antoni Wroblewski. E-mail e MSN: lapizlazuli.w@gmail.com
Tel: (41)8477-0146


19 junho 2012

Ainda falta concluir. Até agora deu umas 15 horas de trabalho.


Nankin, caneta de feltro e tinta acrílica sobre canson A-3.  Até agora deu umas 15 horas de trabalho.
Finalmente terminei esse trabalhinho. Retrato inspirado em uma desconhecida na intnet. As cores no original ficaram bem melhores, mas com esse scan já da para se ter uma ótima ideia de como ficou o resultado.
   Nesse retrato busquei trazer elementos do Rock, sendo bom tanto reconhecíveis par aos fãs do estilo. A retratada demonstrava grande apreço por este universo musical (e que devo admitir, indiscutivelmente portadora de um excelente gosto estético).
   Caso você ache parecido com alguém conhecido, pois bem, pode ser essa pessoa mesmo (ou não).

Falando um pouco sobre o trabalho, busquei cores 'puras', chapadas, sem a interação de técnicas de esfumato e volume cromático pictórico, conforme  venho trabalhando essa ultima série de trabalhos que venho desenvolvendo. Este se diferencia pela inserção de dois tons destoantes do preto, o vermelho do dirigível e o azul do fundo. Realmente esses três áreas cromáticas, o preto, o vermelho e o azul, estão se atritando ao criarem pontos de atenção distintos. O azul forma um bloco ao fundo que tem a função de destacar o  resto da composição, tanto pela vibração fria, quanto pelas formas solidas e geométricas que destoam com o restante da composição orgânica. O dirigível foi optado pelos tons vermelhos inicialmente para tornar a referencia representativa que faz bem panfletaria (sendo esta referencia a mais berrante da composição). Esta forma corta a imagem diagonalmente em seu terço superior criando quase que um ponto que chama toda a atenção para si, deixando o restante da cena em segundo plano de percepção. O fundo azul também serviu para rebaixar a força que o vermelho ganhava com a presença do preto, tornando a composição bem menos vibrante tal qual o planejado. Quando a  forma apresentava apenas o vermelho e o preto, o desenho havia ganhado uma força extremamente quente a qual fugia da sensação que buscava.
   Muitos podem por em situação duvidosa a composição exatamente pelos aspectos que busquei trabalhar, que foi o atrito entre pontos distintos na mesma imagem, pesos opostos que não se relacionam entre si visualmente.  No entanto creio que trabalhar diversas formas representacionais faz parte de qualquer pesquisa plastica, e se calcar apenas em exemplo aceitos e repassados em livros a exaustão como único padrão de 'verdade estética' é se firmar um classicista ao extremo e no pior quesito. Assim firmo que o trabalho ficou do meu contento, para a ideia de composição me remeti as minhas referencias pessoas de cartazes aos quais buscam um elemento central adornado por representações secundárias que servem de aporte tanto estético como conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate